Disciplina de Educação Socioemocional – Metodologia OPEE
Oferecemos a disciplina em nossa Escola desde 2017. Ela é oferecida no 5°ano do Ens.Fundamental I, do 6° ao 9° ano do Ens.Fundamental II e no Ens.Médio, do 1° ao 3° ano, sendo um total de 8 turmas. A carga horária para a disciplina é de uma aula de 50 min por semana para cada turma.
O trabalho realizado nessa disciplina através da Metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo), tem por objetivo inspirar, motivar e orientar os educandos a construírem projetos de vida sadios, felizes e prósperos. O autor da metodologia OPEE, Leo Fraiman, nos diz que “Nossos alunos são sensibilizados a se tornarem agentes transformadores, que pegam a vida nas mãos, pois entendem que a distância entre seus sonhos e suas conquistas depende das próprias atitudes. Eles reconhecem que 1 + 1 pode ser = 11, pois enxergam além”.
Nosso material contribui diretamente para a formação de alunos e, mais do que isso, cidadãos capazes de praticar virtudes. Nossos alunos são sensibilizados a se tornarem a melhor versão de si mesmos para que atuem como cidadãos honestos e integrados na sociedade. Adaptável a todos os sistemas de ensino, a disciplina visa dar maior sentido ao conteúdo pedagógico, possibilitando ao aluno o foco necessário para que faça escolhas mais assertivas em todas as dimensões de sua vida.
Contando com a parceria da FTD Educação, o trabalho da Metodologia OPEE é permeado e consagrado com o ensino e a prática de valores humanos. Alinhada a grandes desafios globais das sociedades contemporâneas, a disciplina é comprometida em oferecer soluções focadas no autoconhecimento (Módulo I), no empreendedorismo (Módulo II), na educação financeira (Módulo III) , e no ensino médio métodos de estudo (Módulo IV, voltada ao consumo consciente, na inteligência emocional alinhada aos novos caminhos da neuro educação e nos métodos de estudo para a disciplina necessária ao sucesso pessoal e coletivo. E, além disso, mantém o foco na escolha profissional, capaz de evitar a enorme evasão universitária e nos índices de descontentamento com o trabalho, na construção da empregabilidade de forma proativa e na aproximação de famílias e escola.
A formação de nossos alunos se torna motivadora quando se coloca em suas mãos a construção das perguntas certas e de respostas abertas, quando é lúdica, dinâmica, e se utiliza com sabedoria as tecnologias de maneira humanizada. É exatamente dessa forma que construímos nossas intervenções.
Nosso curso é um momento em que os alunos conversam, pesquisam, jogam (utilizamos muitas dinâmicas, dentre elas bingo do autoconhecimento, leilão de valores, venda maluca onde eles criam seus próprios produtos e precisam vendê-lo de forma criativa aos colegas…) debatem, se conhecem (para isso utilizamos muitos trabalhos em grupo e também momentos de relaxamento onde eles entram em seu mundo interior), descobrem novas realidades (realizamos cinemas comentados) e oportunidades e formam suas percepções de mundo, aprimorando habilidades socioemocionais. Utilizamos o material didático fornecido pela editora FTD Educação da metodologia OPEE, e contamos, ainda, com recursos multimídias, espaços abertos, sala de vídeo e diversos materiais que visam contribuir para a elaboração da disciplina.
Vamos percebendo os resultados a partir da nova forma que os alunos vão adquirindo no relacionamento mútuo, no modo de verem a si mesmos, ao irem crescendo em autoestima e confiança, na abertura que vão tendo conosco ao solicitarem entrevistas individuais para exporem suas dificuldades e pedirem ajuda, e através, ainda, da primeira avaliação trimestral, a grande maioria demonstrou estar realizando um profundo caminho de autoconhecimento onde colocaram, através de um texto narrativo, diversas situações interiores que eles vêm vivenciando e como a disciplina os está ajudando em diversos aspectos.
Confiamos que esse trabalho os irá inspirando, pouco a pouco, a sonharem com um mundo mais humano e mais justo, mais fraterno e mais feliz e a se comprometerem com projetos de vida nobres, que são positivos para si e para os demais.
-Matéria escrita por:
Irmã SABRINA THAYSE NUNES DE LIMA, Religiosa de Maria Imaculada (Psicóloga da Escola Maria Imaculada Medianeira e responsável pela disciplina de Educação Socioemocional do 6° ano do Ens.Fundamental II ao 3° ano do Ens.Médio).
OBS: Foi tido como base o site da metodologia OPEE: https://www.opee.com.br/