O NOVO ENSINO MÉDIO – NEM
De acordo com o art. 45°da LDB (1996), a finalidade desta etapa é consolidar conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e possibilitar o aprofundamento destes; preparação básica para o trabalho e cidadania; a formação integral (intelectual e ética) para desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico e a relação entre teoria e prática dos processos produtivos.
E para atender esta finalidade, se organizou o Novo Ensino Médio da seguinte maneira:
- FORMAÇÃO GERAL BÁSICA (FGB) – composta pelas aprendizagens essenciais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- ITINERÁRIOS FORMATIVOS (IF) – compostos de forma flexível, a fim de mobilizar diferentes competências e habilidades com foco nas áreas do conhecimento e/ou na formação técnica e profissional.
Assim, há possibilidade da construção de currículos e propostas pedagógicas que atendam mais adequadamente às especificidades locais e à multiplicidade de interesses dos estudantes, estimulando o exercício do protagonismo juvenil e incentivando o desenvolvimento de seus projetos de vida.
Para atender às necessidades de formação geral indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, a escola que acolhe as juventudes tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida.
A formação integral inclui competências e habilidades definidas em cada área do conhecimento, dos respectivos componentes curriculares e dos eixos transversais definidos pelos princípios de justiça, da ética e da cidadania. Em resumo, pretende a formação dos jovens ao mundo do trabalho e à cidadania
O projeto de vida é o que os estudantes almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória, uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), em contextos atravessados por uma cultura e por demandas sociais que se articulam, ora para promover, ora para constranger seus desejos.
Boa tarde!
Gostaria de saber quais disciplinas irão compor cada uma das “partes”, digamos assim e de que forma isso irá acontecer, na prática. Por exemplo: como serão compostas as turmas? Irão preencher somente um turno, ou atividades alternativas serão em horários diferentes? Haverá orientação, por parte da Escola, para que cada aluno entenda como fazer suas escolhas?
Grata. desde já.
FORMAÇÃO GERAL BÁSICA (FGB) – composta pelas aprendizagens essenciais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
ITINERÁRIOS FORMATIVOS (IF) – compostos de forma flexível, a fim de mobilizar diferentes competências e habilidades com foco nas áreas do conhecimento e/ou na formação técnica e profissional.
Olá!
Para montarmos a grade curricular do NEM fizemos consulta aos professores e aos alunos – e já temos uma proposta construída. Porém, devemos aguardar a definição dos Referenciais Curriculares por parte da Secretaria Estadual de Educação para apresentarmos a Comunidade Escolar nossa Grade Curricular.
obrigada.