Conheça o Projeto Educação da Interioridade
Educar na interioridade é criar espaços para a experiência, é recuperar o homem interior e a sua capacidade de pensar, refletir e amar
PROJETO: Alunos de 1° e 2° ano de Ensino Médio, 2018
A interioridade se educa para descobrir o tesouro que levas dentro.
Desde o nosso modelo de educação integral e o nosso modelo de pessoa, incluímos a educação na interioridade como um aspecto interdisciplinar que pode e deve nos ajudar a desenvolver o trabalho das diferentes competências, possibilitando gerar dinâmicas interessantes para cultivar as diversas dimensões da pessoa.
Responde à necessidade da pessoa:
Quem eu sou? Onde eu estou? O que busco? Aonde eu quero ir? São perguntas que sempre nos fazemos e é bom plantear- se e perguntar-se. As respostas encontramos em um lugar: na interioridade.
PRETENDE
- Acompanhar os Jovens numa viagem ao interior de si mesmos na atenção plena
- Descobrir como estamos feitos por dentro
- A escuta interior de si mesmos, da realidade, dos outros, do mistério do Transcendente
- Desenvolver o autoconhecimento, a educação emocional e educação espiritual
- Ajudar a integrar as rupturas próprias e alheias que acontecem no processo do próprio crescimento e amadurecimento
MOTIVAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO PROJETO DESDE
A PEDAGOGIA E O CARISMA DE VICENTA MARIA
“Que descubram o fim para o que foram criados”
“Que os Jovens vivam bem e se salvem”
Nossa missão com os jovens nos compromete a caminhar com eles em uma educação integral que lhes ajudem a descobrirem-se com a sua dignidade como pessoas, a se conhecerem e se acolherem com realismo e amor.
Identificadas com o estilo próprio, educamos na interioridade ao trabalhar os traços da pedagogia de Vicenta Maria:
USAMOS UMA METODOLOGIA
Que ajuda a EXPERIMENTAR a vida
Do DESCOBRIMENTO e conhecimento integral, com todo o ser
Do CULTIVO e do CUIDADO de si mesmo, dos outros, da natureza
A interioridade é uma dimensão que todos os seres humanos temos e vivemos:
Dimensão e trabalho pessoal
Dimensão e trabalho corporal
Dimensão e trabalho social
Dimensão e trabalho psicológico
Dimensão e trabalho emocional
Abertura à transcendência
COMO? … Ferramentas
Exercícios de autoconhecimento, expressão corporal, artística, através do trabalho pessoal:
- A consciência corporal: o relaxamento, a respiração, a dança contemplativa
- A iniciação ao Yoga, Tai Chi
- A harmonia emocional: o silêncio, a visualização
- A abertura à transcendência: a meditação, a escuta, a contemplação
- Experimentar o próprio ser. Experiências de transcendência. Experiência grupal
DESENVOLVIDO EM 10 SESSÕES de 50min (Oficinas de autoconhecimento e crescimento pessoal)
1.- Começando a Caminhada: O que me habita? (O País dos Poços)
2.- Autorretrato. Autoconhecimento
3.- Janela de Johari
4.- Conhecendo e sentindo o mundo interior (silêncio, respiração…)
5.- Trabalho com Mandalas. Mandalas humanos
6.- Ouvir a vida. Experiência com a natureza. Experiência de Dança
7.- Vivendo sem máscaras. A minha verdade
8.- Exercitar a capacidade de diálogo com o interior e comunicação interpessoal
9.- Experimentar os sentidos: Olhar, sentir, ouvir, gostar, cheirar
10.- Auto-estima. Empatia. Relações
11.- Minha tolerância – Escala de valores
*.- Outras necessidades do grupo
Este projeto busca ajudar alunos, educadores e famílias a procurar o centro de suas vidas e entrar nessa intimidade. Queremos que nossos centros sejam lugares de “centramento”, de encontro com nós mesmos e com o mistério que nos habita.
A interioridade é o oposto à dispersão, a viver a vida de maneira superficial.
Educar na interioridade é criar espaços para a experiência, é recuperar o homem interior e a sua capacidade de pensar, refletir, discernir, amar, eleger em liberdade pessoal e solidariedade comprometida.
A nossa consciência, sentimentos, emoções, medos, valores, crenças, formam parte de nossa vida cotidiana, parte de nosso mundo interior, que nos move e condiciona os nossos relacionamentos pessoais, facilitando ou dificultando-os.
Esta educação responde aos 4 pilares da “UNESCO” de Jacques Delors, em 1996: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os demais e aprender a ser.