A etapa final da educação básica tem como finalidade consolidar conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e possibilitar o aprofundamento destes; preparação básica para o trabalho e cidadania; a formação integral (intelectual e ética) para desenvolver autonomia intelectual e pensamento crítico e a relação entre teoria e prática dos processos produtivos.
E para melhor atender esta finalidade, se organizou o Novo Ensino Médio (NEM) da seguinte maneira:
- FORMAÇÃO GERAL BÁSICA (FGB) – composta pelas aprendizagens essenciais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- ITINERÁRIOS FORMATIVOS (IF) – compostos de forma flexível, a fim de mobilizar diferentes competências e habilidades com foco nas áreas do conhecimento e/ou na formação técnica e profissional, seguindo o previsto tanto na BNCC quanto no Referencial Curricular Gaúcho (RCG).
Assim, há possibilidade da construção de currículos e propostas pedagógicas que atendam mais adequadamente às especificidades locais e à multiplicidade de interesses dos estudantes, estimulando o exercício do protagonismo juvenil e incentivando o desenvolvimento de seus projetos de vida.
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