Semana Farroupilha movimentou a Escola
Os alunos realizaram pesquisas, apresentações, trabalhos manuais, poesias, músicas e até culinária em homenagem ao 20 de setembro
É tradição em nosso Estado comemorar a Semana Farroupilha, resgatando costumes típicos do nosso Rio Grande do Sul, dentre os quais vemos danças, gastronomia, poesia, música e arte em geral. Há, também, um necessário passeio pela história ocorrida por esta Terra.
Na perspectiva de resgatar nossas origens, unir o antigo e o novo, o grupo diretivo de nossa Escola Maria Imaculada, carinhosamente, propôs aos nossos alunos e professores um projeto que visava reunir diversas atividades integrativas, sem perder o foco no ensino e na pesquisa.
O projeto Identidade Gaúcha teve como objetivo estudo e pesquisa por parte dos alunos, desde a Educação Infantil (P1 e P2) ao Ensino Médio, cada qual com suas atividades e pesquisa, conforme faixa etária e nível escolar.
Assim, na Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental, as crianças pesquisaram e construíram brinquedos de antigamente, perfazendo a respectiva e concreta exposição destas criações. Fomos contemplados em rever nosso passado, em que brinquedos e brincadeiras eram verdadeiramente construídos por nós mesmos. Além disso, estes níveis de ensino, ainda, fizeram maravilhosas apresentações, cuja criatividade foi marca registrada desses pequenos notáveis.
Na mesma linha, alunos do segundo ano do Fundamental tiveram a graça de pesquisar sobre a música gaúcha, o que culminou em um Caderno de Música Gaúcha, oportunidade em que escolheram uma melodia de nosso Estado (Céu, Sol, Sul, Terra e Cor). O terceiro ano trabalhou com Lendas do Sul, perfazendo uma respectiva mostra escrita. O quarto ano aprofundou-se na culinária gaúcha, bem como teve a oportunidade de reunir suas respectivas famílias para não só fazer a receita escolhida (e escrita), mas saborear e nos encher os olhos com as fotografias que alimentam o caderno de receitas. Nosso quinto ano, de sua parte, estudou um pouco da História dos Farroupilhas e seus protagonistas mais ferrenhos.
Adentrando no Ensino Fundamental II, ao Sexto ano tocou pesquisar acerca de lugares históricos de nosso Estado. O sétimo ano tratou de obras artísticas de gaúchos, em especial, de Iberê Camargo. O oitavo ano pesquisou acerca de danças típicas gaúchas tradicionais e atuais. O nono ano fez uma mostra poética de nosso Estado, e considerando nossa integração com a língua espanhola (Argentina, Uruguai, Paraguai, etc), também aproveitou para traduzir tais poemas para o espanhol.
O Ensino Médio, por sua vez, também participou dos eventos. O Primeiro ano do Ensino Médio, trabalhou com poesia. O Segundo Ano fez importante resgate histórico e filosófico acerca da Batalha de Porongos e a participação do Negro em nossa história. Por fim, o Terceiro ano trabalhou a história de amor entre Guiseppe Garibaldi e Anita Garibaldi.
Além destas mostras, todas as turmas fizeram suas respectivas apresentações artísticas (danças, declamações, conversas filosóficas e representações), que encheram de alegria os olhos de quem teve o privilégio de assistir.
Por derradeiro, os alunos foram recepcionados com gaita de botão (Supervisor David), gaita piano (Tiago, turma 101) e violão (Prof. Luciano), além das danças gaúchas que embalaram manhãs e tardes de nossa escola nestes dias, com participação de toda comunidade escolar (Direção, professores e alunos).
Envolvendo todas as áreas de conhecimento escolar e contemplando atividades artísticas, acreditamos que nossa Semana Farroupilha Escolar foi um marco na própria história de nossa Escola, uma vez que, além de toda pesquisa, houve grande integração de alunos e professores, cada qual colaborando ativamente para o resgate de nossa Cultura Gaúcha.
Viva à Semana Farroupilha!