Pratas da Escola: Entrevista com Beatriz Salerno
Sempre alegre e feliz. A Bia é peça chave no funcionamento da Escola.
“A Bia é a pessoa que resolve os problemas do dia-a-dia da Escola. Tudo é muito fácil para ela. Sempre alegre e com sorriso estampado no rosto. Se está ao alcance dela, ela faz”. – Assim definiu uma das mães de um dos 360 alunos já matriculados pela Beatriz na Escola Maria Imaculada para este ano 2020.
Todos sabem que a responsável pela secretaria da Escola Maria Imaculada é a Bia. São 13 anos exercendo uma função, que como a própria refere, é burocrática mas essencial para o funcionamento da Instituição. Formada em pedagogia e com diversos cursos na área da administração, a nossa Bia adora o que faz, e se pudesse definir a sua vida em duas palavras seriam ORGANIZAÇÃO e ALEGRIA.
“Organização faz parte da minha vida. Fiz cursos de especialização em atendimento, estar disposta, ser receptiva, preocupo-me em receber o público, em ser a primeira imagem da Escola”. Ao longo de mais de uma década foram inúmeras as melhorias implementadas, mas uma delas é imprescindível para organização da Escola hoje em dia: o ARQUIVAMENTO das informações. Beatriz desenvolveu um sistema para guardar todos os dados dos alunos que já passaram pela Escola Maria Imaculada. Assim, qualquer aluno que precise buscar um histórico escolar ou até mesmo o certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental pode acessar essa informação com extrema facilidade.
Mas não só de trabalho são as experiências da Bia na Escola, ela também fala com carinho da acolhida das irmãs e do ótimo relacionamento com todas elas. Inclusive, numa dessas passagens, Beatriz lembra de um almoço inusitado de apresentação da nova Superiora da Casa:
“Eu passei o almoço inteiro sentada ao lado da nova diretora, sem saber que era ela. Rimos muito, fiz piadas e ela foi super receptiva, e eu achando que era outra irmã sentada em outra parte da mesa que seria a nova Superiora da casa. Só descobri quando voltamos do almoço e a irmã Mônica – responsável financeira da época – perguntou-me se eu havia gostado da nova diretora. Mas eu nem falei com ela – respondi, e a irmã Monica disse: como não? Tu passou o almoço inteiro rindo com ela”.
E para quem pensa que os 13 anos fizeram a Bia se acomodar em suas realizações, ela prepara mais melhorias para o futuro. “Nossa proposta é criar um sistema de rematrícula mais informatizada. Hoje em dia, em um trabalho que realizamos junto com o Fábio da tesouraria, o pai já tem acesso online as notas, lista de presenças entre outras funções que podem ser feitas de qualquer lugar. A proposta da rematrícula online diminuirá o fluxo de pessoas na secretaria em período de matrículas, tornando a vida dos pais ainda mais prática e fácil. Acredito que entre 50 e 60% das matrículas atuais podem ser facilitadas”.
E assim a Bia segue inspirando a Comunidade Educativa a seguir o Carisma de Santa Vicenta Maria, zelando pelas essenciais informações da vida escolar de nossos jovens.