Dia de Reis: momento de caminhar para a luz
Nessa data tão importante, que tenhamos um coração dilatado e um espírito renovado
No dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis. Na Igreja, chamamos de solenidade da “Epifania do Senhor”, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Os reis chamavam-se Belchior, Gaspar e Baltazar e levaram para Jesus, respectivamente, ouro, incenso e mirra.
Cada presente tem um significado: o ouro indica o reconhecimento de Jesus como rei; o incenso remete à sua divindade; enquanto a mirra representa as características humanas de Jesus. Epifania, portanto, é abrir caminhos, é buscar e caminhar para a luz.
Depois do encontro com o menino Jesus, os magos voltaram por outro caminho para despistar Herodes. Como os Magos, levantemos e voltemos à casa por outro caminho! Quem se encontra com Jesus voltará à sua casa, ao seu trabalho, às suas ocupações, mas já não será o mesmo. Voltará de outra maneira, por outro caminho, com um coração dilatado e um espírito renovado. Quem se encontra com a Criança de Belém, dá-se conta de que os caminhos de Herodes, do poder, do prestígio, da riqueza, são caminhos que levam à morte. E Epifania é o caminho da vida, da acolhida e do encontro.
FELIZ DIA DE REIS PARA TODOS!