Dialogando com a família falou da importância dos valores na sociedade
Alunos do segundo ao sétimo ano realizaram uma linda peça teatral que retratou o significado e a importância dos valores dentro da sociedade
No último dia 15 de agosto, ocorreu mais uma edição do “Dialogando com a família”, realizada no salão de eventos da Escola Maria Imaculada. Além do debate com os pais, os alunos realizaram uma linda peça teatral que retratou a importância de termos valores no nosso cotidiano.
A peça foi escrita e dirigida pela professora Tânia Regina Robinson, e contou com dois núcleos de apresentações. O primeiro, formado por alunos do quarto ao sétimo ano, retratou algumas cenas do cotidiano em duas versões: sem e com valores.
Uma das cenas retratou uma pessoa perdendo o celular na rua. Quem o encontrou, pegou para si e comemorou por ter “ganho de presente”. Posteriormente, o momento foi reencenado levando em conta os valores diariamente promovidos pela Escola Maria Imaculada: quem encontrou o celular, chamou o dono e entregou o aparelho.
Em outra cena, as pessoas dentro do ônibus lotado não dão importância à mulher grávida que está de pé, enquanto na cena refeita, um dos ocupantes oferece o seu lugar para ela. Outra cena mostrou os alunos desrespeitando o professor em aula, enquanto na reencenação os alunos prestam respeito não somente ao professor, mas também para com os mais velhos.
“A mensagem da peça está no resgate de valores. Com os maiores, procurei fazer do cotidiano. O que é o cotidiano? O que aparece ali, o lugar no ônibus, a limpeza do pátio da escola e qualquer lugar público, o respeito ao professor e aos mais velhos, o amor pelos animais, a solidariedade ao ajudar um deficiente visual na rua, a honestidade ao devolver um celular perdido. Ou seja, valores como solidariedade, fraternidade, reciprocidade, empatia”, diz Tânia.
Teatro dos pequenos
Os alunos do segundo ano encenaram uma linda peça simbólica, tendo como cenário um jardim repleto de flores sem perfume.
“A florzinha cresceu e as pétalas dela eram diferentes das outras. Então, as outras flores do jardim criticavam, fofocavam, achavam feia. O que aconteceu? A florzinha aprendeu a sorrir. Primeiramente, ela ficou triste, mas quando aprendeu a sorrir, a borboleta disse: ‘O sorriso da flor é o seu perfume’. Era um jardim que não tinha perfume, porque quem não sabe sorrir e só sabe criticar os outros, não tem respeito ao outro, ao que é diferente, não tem amor, não tem perfume. É essa simbologia que eu quis mostrar”.
Importância dos valores para os jovens
“Eu vejo o trabalho do teatro como um primor na vida de quem pode ter, porque ele desenvolve muito o ser humano. Os jovens se desinibem, eles criam autoconfiança, eles têm uma expressão verbal diferenciada. E quanto aos valores, eu vejo como necessidade hoje em dia, porque no mundo onde a gente vive, eu sempre primo pela visão do outro, por se colocar no lugar do outro. Mas, principalmente, por desenvolver o amor, pois ele é tudo, é o que faz com que tudo aconteça. O amor traz o respeito e todos os demais valores”, finaliza Tânia.
Parabéns à professora Tânia e a todos os alunos envolvidos! A peça foi linda e a mensagem entregue aos pais foi muito importante e clara. Abaixo, separamos algumas fotos do evento: