Gincana envolve alunos do Ensino Médio através de jogos digitais
Entre os dias 29 de junho e 2 de julho, realizamos uma gincana virtual voltada para os alunos do Ensino Médio. Através do Kahoot, plataforma de aprendizado baseada em jogos, criamos alguns games, com perguntas de múltipla escolha, pautados nos conteúdos desenvolvidos em aula. Tipicamente, a gincana é uma oportunidade para os alunos trabalharem em grupo, fortalecerem laços e se ajudarem mutuamente. Apesar de acontecer em moldes diferentes dos anos anteriores, adotando o formato virtual, o evento possibilitou uma momento lúdico e de descontração entre os alunos, mantendo os valores do modelo tradicional. Além disso, em tempos de pandemia e isolamento social, a atividade também foi uma chance para os alunos se aproximarem e trocarem experiências ao aprender e interagir uns com os outros.
A gincana foi também uma ótima oportunidade para os alunos trabalharem habilidades e competências extraclasse, previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), desenvolvendo valores morais e éticos que apenas o trabalho coletivo pode proporcionar.
A ideia de utilizar os jogos digitais surgiu como uma forma de aproximar os jovens, trazendo uma linguagem que já estão familiarizados para a gincana. Durante o regime de aulas remoto, a comunidade escolar veio percebendo uma baixa participação dos estudantes de Ensino Médio nas atividades escolares. Dessa forma, os games da Gincana foram utilizados para incentivá-los a continuar estudando. Os resultados foram positivos, incluindo a presença de muitos alunos que tinham pouca participação.