Posicionamento sobre a possibilidade de retomada das aulas presenciais
Desde março, a Escola Maria Imaculada adotou uma postura preventiva em relação à pandemia da Covid-19, suspendendo as aulas presenciais e iniciando o regime remoto logo nos primeiros dias de surto. Durante esse período, tivemos que nos estruturar para dar conta das atividades domiciliares e nos orgulhamos em afirmar que fomos bem sucedidos. Hoje, quase seis meses após o começo da pandemia, reafirmamos nossa posição de preocupação em relação à doença e mantemos nossas aulas em regime remoto a fim de preservar a saúde dos alunos, professores e colaboradores.
Ao redor do mundo, vemos exemplos de como uma volta às aulas precoce pode trazer consequências catastróficas. Em diversos países, medidas de distanciamento social no ambiente escolar e de proteção sanitária não foram suficientes para frear o contágio. Muitos países retrocederam da decisão de retomada das aulas presenciais após surtos de Covid-19 nas escolas. Na Coreia do Sul, um dos países que vem sendo considerado referência no combate ao coronavírus, mais de 200 escolas tiveram de ser fechadas logo após a retomada das aulas devido a novos surtos da doença em Seul. Em Israel, uma escola secundária de Jerusalém registrou o contágio de 153 alunos e 25 professores em maio. Na Nova Zelândia, um professor contaminado espalhou o vírus para diversas pessoas em uma escola marista de Auckland. Foram 96 casos relacionados à escola.
Aqui no Brasil, vinte dias após o retorno das aulas presenciais do ensino médio da rede estadual no Amazonas, foram registrados 342 professores infectados com Covid-19, segundo a Fundação de Vigilância de Saúde. Diante desse cenário pouco promissor, seguimos convictos em nossa escolha de adiar o retorno das aulas presenciais. Por mais que seja desafiador, o regime remoto têm oferecido ótimos resultados e garantido a integridade física de toda a comunidade escolar. Estamos atentos aos rumos da pandemia para a tomada de qualquer decisão. “Nossa ação educativa está baseada no carisma de Santa Vicenta Maria: Acolhida, Prevenção e Acompanhamento Permanente!”.